7.12.08

Bye bye Hi5

Hoje eliminei a minha página no Hi5. Confesso que nunca fez muito sentido para mim ter uma página pessoal na Web, sempre me pareceu despropositado, mas que me deixei levar na corrente. Demorei muito tempo a construi-la e a pôr fotos minhas. Sempre muito reticente, muito desconfiada, mas... se tanta gente que conheço tinha o seu hi5 porque não haveria eu de ter também? Diz-se que se faz amigos pelo hi5. Que se conhecem pessoas, que se partilham experiências. Continuo com as minhas dúvidas. Acho estranho aqueles que têm centenas de amigos na sua rede hi5. Aposto de não conhecem efectivamente um terço daquelas pessoas. Não se lembram dos seus aniversários ou de perguntar se está tudo bem. Estão apenas lá. Fazem parte da rede. E nos dias de hoje é importante fazer parte. De quê nem interessa muito. Mas é importante fazer parte. O hi5 não passa na minha perspectiva de um meio fraco de divulgação da própria vida; o que se fez, onde se foi, com quem se esteve, o namorado novo, como foi divertido, olha como sou tão gira!. É uma espécie de revista cor-de-rosa da própria vida em que somos o director, o chefe de redacção, o editor, o cronista. Não que interesse a alguém. Quem se interessa não precisa de hi5 nem de facebook ou myspace. Os Amigos sabem quando e onde aparecer. Não precisam de um instrumento que os faça lembrar da nossa existência. Os meus amigos que me perdoem mas os meus Amigos têm o meu número de telefone.

Cat

17 comentários:

Anónimo disse...

eu tabem nao percebo a finalidade para mim é só feira de vaidadas mas enfim.....

Cat disse...

Papagaio, tiraste-me as palavras da boca...feira de vaidades... ;)

J. Maldonado disse...

Discordo da tua perspectiva.
A cibercultura alterou a nossa forma de estar em sociedade, inclusive nas relações.
As redes de contacto social (hi5, myspace,facebook e afins) são uma forma salutar de se conhecer novas pessoas e de trocar ideias. O problema está no uso que se dá às mesmas.
Obviamente que há alguns exageros, como a exposição da vida privada, mas isso vai de cada um...
Eu tenho uma conta no hi5 e tenho conhecido gente espectacular, pois sou muito selectivo nos meus critérios de escolha. Não adiciono para ter uma vasta caderneta de cromos, como muita gente faz. E para mim a qualidade é mais importante que a quantidade...
Acredito que os contactos pela net sejam um atalho para se conhecer pessoas que doutro modo nunca as conheceriamos, pois o contacto físico directo tem as suas limitações.
Provavelmente as pessoas que são cépticas em relação a essas redes sociais preferem o velho contacto directo, cara-a-cara... São perspectivas...

Cat disse...

Maldonado, percebo a tua perspectiva, e até foi um pouco nesse sentido que mantive a minha página quase dois anos. Depois, fazendo uma avaliação verifiquei que nada acrescentou á minha existência. Penso que o conceito de amizade torna-se reduzido dado que este tipo de contacto social é facilmente manipulado. Mas claro, cada um de nós tem perspectivas diferentes, e eu prefiro de longe o contacto directo, aquele em que posso olhar nos olhos. De resto, já pensaste...de todas as pessoas que tens na tua rede hi5, a quantas telefonarias para te ajudar se estivesses doente e sozinho...?

Zeze disse...

Olá Cat

Quanto tempo!!!
Sou da mesma opinião, porisso só tenho 22 Amigos no Hi5 que realmente os conheço :)

Beijoka e aparece

J. Maldonado disse...

Se vais por aí, então não teria ninguém, nem no mundo virtual nem real...
É que a minha via é a da autonomia pessoal consolidada através do recato absoluto. Quando se conta demasiado com os outros, nunca se cresce...
Mais isto já são contas doutro rosário... ;)

Cat disse...

Zeze, olá, finalmente vejo-te por aqui outra vez! E olha, 22 pessoas já é muita gente. ;)
Beijocas


Maldonado, são contas de outro rosário, tens razão, mas deixa-me só fazer-te mais uma pergunta: de que vale ter (supostamente) amigos se não podemos contar com eles?

J. Maldonado disse...

Depende da perspectiva de amizade.
Se calhar sou diferente, pois tenho resistido a todas as crises sem ter que pedir favores a quem quer que seja... ;)
É uma questão complexa de difícil resposta. :S

Pearl disse...

O meu é privado quem lá consta conheço de facto...mas nunca mais lá fui, não tenho ligado nenhuma, acho que o meu vai pelo mesmo caminho!

beijos

Shelyak disse...

Tema mais complexo este...
Também tenho página pelo hi5 mas realmente não ligo muito... o tal circulo de amigos não me diz grande coisa, tendo aceite mais do que devia. Talvez seja essa a razão pela qual não lhe dê grande importância.
Mas acredito que ter um espaço nosso onde se possam reunir os amigos mesmo do peito, isso sim...
Beijinhoooo

Cat disse...

Maldonado, sim isto da amizade é de facto muito complexo, muito se pode dizer e o próprio conceito pode ter abragências diferentes, pode depender da profundidade, ou não, com que se encara a própria amizade. :)


Pearl, ...de facto para quê manter algo que não traz nenhum acréscimo especial á vida...? Só porque sim...?
Mas isso sou eu.
Bjx


Shelyak, para mim o melhor sítio para reunir os amigos do peito é um qualquer onde nos passamos sentir, olhar, cheirar. Um sítio virtual não me satisfaz de todo. É demasiado...pouco real. E se não me satisfaz, se é para não lhe dedicar tempo, então não faz sentido existir. Mas isso sou eu.
Beijocas

Anónimo disse...

Concordo. Apesar de ainda ter hi5 comecei a cortar ao máximo toda e qualquer informação sobre mim. Não aceito pessoas desconhecidas,já apaguei algumas que deixei me "coleccionarem". Fico com a sensação que anda aí um febre tipo a dos autocolantes de cadernetas e temos de estar sempre à frente do Rui da Dona Esmeralda.
Há no entanto um lado bom: se os teus amigos actualizam o perfil e fornecem informações fresquinhas, podes sempre ir acompanhando-os por lá.

Anónimo disse...

Concordo. No meu hi5 apenas estavam os meus amigos, aqueles que conheço, que sei onde moram, que sei quando fazem anos e que tenho o número de telefone. Por isso nunca fiz os tais "amigos" virtuais. Como achei que aquilo não me servia para nada também o apaguei...

:)

aqui-há-gato disse...

Devias ter-me deixado ver, antes de ficar off:)


O Gato

P.S Podes sempre compensar e deixar o teu nº de tel:)))

Cat disse...

Miss G, e não é bem melhor acompanhar os amigos e as suas novidades ao vivo e a cores? Do que dizer depois "olha então foste passar o fim de semana ao raio mais velho...?"
Bem-vinda!


Maria Eva, pois, se não traz mais-valias então não faz falta. ;)


Gato, devia??? Tens que te esforçar mais um bocadinho... ;)
E tens o e-mail...

spritof disse...

Há aqui perspectivas interessantes.
Nada tenho contra o virtual...e porque teria?

Vejo-o como mais uma forma de stabelecer contacto, talvez de uma forma mais rica que um simples telefone.
Continuo, por outro lado, conservador nalguns pequenos detalhes. Considero os emails, telems e demais meios electrónicos os meus meios favoritos de contacto... ...mas ainda nada substitui a mágica de uma carta, e muito menos o contacto directo e pessoal.

A web, é simplemente mais um veículo de contacto, de conhecer gente, e gente que de outras formas dificilmente conheceriamos. É também um excelente meio de troca de ideias, esperiências, e brincadeiras...
...e há sempre quem o use de forma fútil, e não podemos julgar o todo pela parte, seja essa parte a maioria ou minoria.

Tecnologia? Sempre, ...e dada vez mais!
Mas o contacto pessoal, o velho aperto de mão, o beijo na face, o olhar nos olhos, o tom de voz...isso é verdadeiramente inspirador!

Cat disse...

Spritof, é inegável que nos dias de hoje as diversas formas de comunicação são úteis porque permitem que se alarguem horizontes, mas na minha opinião, nada substitui um olhos nos olhos. ;)