26.11.10

Diário de um Linfoma I

Devo dizer que nunca tomei como garantido que viveria sempre sem passar pela experiência do cancro; afinal a realidade dos números do cancro da mama e do colo do útero faziam-me sentir que não acontece só às outras, eu poderia vir a fazer parte das estatísticas. Nunca imaginei é que fosse com um linfoma!

O termo não me era totalmente estranho mas não fazia ideia do que realmente era. E os médicos sempre a falarem em mediquês, só dá vontade de dizer “ligue o tradutor se faz favor para eu me sentir menos ignorante”.

O que eu tenho é um Linfoma Não Hodgkin. Não existe uma razão médica ou cientifica que explique o porquê do linfoma, não existe uma causa-efeito.

Dos sintomas mencionados pelo médico sei agora que senti o cansaço e gânglios inchados, mas como os senti em alturas completamente distintas e de forma tão mínima a nível dos gânglios, não fui ao médico de imediato. Afinal quem é que vai a correr ao médico só porque se sente cansado? Atribui isso ao trabalho e decidi que tinha de descansar mais, até que abandonei o ginásio; de facto, deixei de ter energia para as duas horas de aulas e depois até para uma só. Mas não dei importância, a verdade é essa. Só após um estranho mês de enjoos súbitos e vómitos violentos, e alguma insistência dos amigos é que decidi ir ao médico. Acho que no fundo sabia que alguma coisa estava errada mas tinha medo de admiti-lo e aceitar o processo. O positivo é que de tudo o que podia ser (tudo o que os médicos suspeitaram e não me disseram), o linfoma é o menos mau. Os tratamentos têm taxas de sucesso elevadas, afirmado tanto pelos médicos como pelos enfermeiros.

E eu tenho muita esperança e sobretudo tenho FÉ. Fé na cura, fé nos tratamentos, fé em mim e na minha força, fé na força, apoio e ânimo que a minha família e amigos me dão diariamente.

Cat

5 comentários:

afectado disse...

Conheci pessoalmente dois casos semelhantes (não digo iguais pois cada caso é um caso, e eu não percebo nada de medicina e seus afins) com esse linfoma.

Em ambos os casos as coisas correram bem.

Tenho a certeza que serás o terceiro caso de sucesso que eu conhecerei!

Força!

TM disse...

Acho que fazes muito bem em acreditar.... principalmente em ti... que és uma mulher linda, forte, lutadora, decidida.... e com tudo isso não há como não vencer...
Força!!!! ;)

Cat disse...

Afectado, eu também tenho essa certeza. Obrigada!


TM, sabes sempre as palavras certas. Obrigada!

Rafeiro Perfumado disse...

E mesmo que não fosse dos menos maus, a forma como se encara o "bicho" é a mesma, dar-lhe porrada até ele não conseguir dizer um "ai"!

Grande beijoca e muita força, fé e o que seja necessário para venceres!

Cat disse...

Rafeiro, muito obrigada! :)